top of page

A História da Metodologia - beHAVE 

Veja Também:

statue of Hippocrates.jpg

Já na antiguidade, os gregos perceberam um padrão na diferença de comportamento entre as pessoas e fizeram sua classificação através dos elementos Fogo, Água, Terra e Ar.

 

Com Hipócrates (460 a.C. – 377 a.C.), considerado o pai da medicina, ocorreu uma definição mais sistemática que perdurou até a idade média. Era ela Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico.

 

Mas foi com o psicólogo suíço Carl Gustav Jung que ocorreu a primeira tentativa mais significativa de mapear o comportamento humano. Ele também o subdividiu em 4 fatores sendo eles Produtor, Sensitivo, Intuitivo e Analítico.

A Metodologia beHAVE é utilizada globalmente por empresas, coaches, psicólogos, consultores e mentores, e também, por importantes agências governamentais em todo o mundo.

Em 1928, o psicólogo norte-americano William Moulton Marston, através de sua obra “As Emoções das Pessoas Normais”, passou a fundamentar e aprofundar a metodologia onde os fatores comportamentais foram nomeados como Dominância, Influência, eStabilidade e Cautela.

Após uma releitura e atualização conjunta de toda a metodologia entre psicólogos, gestores de RH, coaches, consultores e mentores, bem como, a vasta aplicação de testes e estudos confirmando sua validação, foi criada a ferramenta de Avaliação de Perfil Comportamental e Profissional beHAVE.

 

Seus quatro fatores comportamentais são: Harmônico, Analítico, Verbal e Executor.

 

Um dos diferencias da ferramenta é contar com a possibilidade de escolher entre 3 relatórios:

> beHAVE Assessment: A ferramenta mais poderosa e completa para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Autoconhecimento, Gestão de Mudanças, entre outros.

> beHAVE Recruiter: Relatório especializado para Recrutamento e Seleção, com o escopo de avaliar candidatos e colaboradores em processos seletivos internos e externos.

> beHAVE Career Test: A melhor solução para escolha de carreira e transição profissional.

 

Vale salientar que a Metodologia em que a avaliação comportamental beHAVE se baseia é utilizada globalmente por empresas, coaches, psicólogos, consultores e mentores, e também, por importantes agências governamentais em todo o mundo não só para desenvolvimento pessoal e profissional, como para recrutamento e seleção de candidatos, composição e estruturação de equipes, gerenciamento motivacional, promoções de cargos, remanejamento de colaboradores e gestão de pessoas.

bottom of page